px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Lousã >
Monumento a Sá Carneiro

Autor: Fernando Pedro / Alves Pinheiro (medalhão)

Localização: Lousã, Freguesia da Lousã, Praça Sá Carneiro
Coordenadas: N: 40º 06’ 47,7’’; W: 008º 14’ 36,9’’

Data de Inauguração: 25-04-1998

Promotor: Câmara Municipal da Lousã

Materiais: Betão; bronze (medalhão)

Dimensões: 375cm (peça maior), 176cm (peça menor), 530cm (diâmetro da fonte)

Descrição/ Tema: Grupo escultórico, de arte contemporânea. Sobressai integrado numa fonte de jactos de água, em consonância com o meio envolvente, uma praça com o mesmo nome do monumento. O conjunto é constituído em duas partes distintas que obedecem a um certo equilíbrio, centralizando-se de um lado três peças de betão, de configuração idêntica confrontadas entre si em tamanhos diferenciados, todas elas com um elemento esférico na extremidade voltada ao centro (da autoria de Fernando Pedro). No lado oposto apresenta um medalhão em bronze que retrata Sá Carneiro (da autoria de Alves Pinheiro), de inspiração realista, embutido numa elemento semiesférico que faz parte de uma composição com mais elementos de cariz geometrizante.

Historial: Monumento promovido pela Câmara Municipal da Lousã, no âmbito da reabilitação da praça que o integra. Na mesma época, a Câmara Municipal da Lousã encomendou aos mesmos artistas (Fernando Pedro e Alves Pinheiro) o Monumento ao Dr. Pires de Carvalho (inaugurado em Abril de 1999), situado em Casal Ermio no Largo Dr. Pires de Carvalho e encomendou a Fernando Pedro o Monumento à Família, que se encontra na Lousã integrado no Jardim junto à Pousada da Juventude (inaugurado em Dezembro de 1998).



Fotógrafo: Jorge Neves

Ano de Registo Fotográfico: 2005





 Monumento a Sá Carneiro px

 
Itens no mesmo Distrito