px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
MONUMENTO AO DR. MANUEL BRAGA

Autor: Cabral Antunes (1916-1986)

Localização: Coimbra, Freguesia de São Bartolomeu, no Parque Dr. Manuel Braga

Data de Inauguração: 23 de Março, 1958 (data inscrita no monumento)

Promotor: Câmara Municipal de Coimbra

Materiais: Bronze (busto), pedra (pedestal).

Dimensões: Busto: 90cm X 55cm X 42 cm; pedestal: alt. 177cm

Descrição/ Tema: Monumento Integrado no Parque com o mesmo nome do homenageado, constituído por um busto em bronze, que se impõe-se ao espectador sobre um pedestal em pedra. Exibe um carácter naturalista no seguimento das linhas de aproximação ao real, acusando o academismo que na década de 1950, ainda subsistia em Portugal.

Historial: Em 21 de Abril de 1955, em sessão de Câmara delibera-se homenagear o Dr. Manuel Braga dando o seu nome ao “Parque da Cidade”, justificando-se a homenagem por ser grande impulsionador de obras na cidade de Coimbra, como a criação e valorização de espaços verdes, entre estes a valorização da Mata de Vale de Canas, Avenida Sá da Bandeira, e em particular a transformação na década de 1920, da antiga Ínsua dos Ventos em jardim público “Parque da Cidade”, encarregando o paisagista floricultor Jacinto de Matos para a execução do projecto.
No final da década de 1950 foi erigido o monumento ao Dr. Manuel Braga, no parque que já tinha o seu nome, induzindo-se que o busto pela data inscrita “25/4/957” com assinatura do escultor Cabral Antunes, terá sido executado no ano de 1957, enquanto que a inauguração do monumento só terá decorrido a 23 de Março de 1958, correspondendo à data inscrita no pedestal.

Bibliografia: - SILVA, Armando Carneiro da, Anais do Município de Coimbra, 1940-1959, Coimbra, 1981.
-ANACLETO, Regina, O Coreto do Parque Dr. Manuel Braga em Coimbra, Mundo da Arte, n.º 14, Coimbra, Junho de 1983, pp. 17-30.
-NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005. http://www.monumentos.pt/Monumentos/forms/000_A.aspx, 2008-05-02

Fotógrafo: Paulo Abrantes
Ano de Registo Fotográfico: 2004
 MONUMENTO AO DR. MANUEL BRAGA px

 
Itens no mesmo Distrito