px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Castelo Branco > Concelho de Belmonte >
Monumento à Família

Autor: Augusto Tomás

Localização: Belmonte, Freguesia de Belmonte, Fontinha
(N 40º 21' 41,54'' W: 007º 20' 54,55''

Data de Inauguração: 2005

Promotor: Câmara Municipal de Belmonte

Materiais: Ferro, pedra de basalto (cinza), pedra (branca

Dimensões: 300cm; Plinto: 135cm x 112

Descrição/ Tema: Grupo escultórico de arte contemporânea, de cariz figurativo, de grande verticalidade. Integrado numa rotunda, encontra-se sobre um plinto cúbico revestido a tijolo, encimado por uma floreira. O artista concebe a obra em alusão à família, representando em silhueta três figuras humanas, de ferro recortado, de tamanhos diferenciados, aparecendo a “mãe em gestação”, um estado sugerido pela integração de um elemento ovalado em pedra polida no “ventre” da figura.

Historial: Obra promovida pela Câmara Municipal de Belmonte em 2005, com o objectivo de evocar os valores da “família”, segundo inscrições de uma placa informativa colocada na base do monumento “...aos valores da / fraternidade, amor, solidariedade, lealdade e amizade, / como pilares de uma sociedade que todos queremos / mais justa e fraterna”.

Bibliografia:

Fotógrafo: Pedro Medeiros

Ano de Registo Fotográfico: 2005




 Monumento à Família px