px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Castelo Branco > Concelho de Belmonte >
Dos Sonhos e das Vontades

Autor: Pedro Lacerda

Localização: Belmonte, Freguesia de Belmonte, Bairro do Castiçal

Data de Inauguração: 2000

Promotor: Câmara Municipal de Belmonte

Materiais: Granito

Dimensões: 200cm x 170cm x 75cm

Descrição/ Tema: Escultura de Arte contemporânea, esculpida em monobloco de granito. Mostra uma configuração que faz lembrar um piano, destacando-se a parte frontal, onde sobressai um elemento rectangular centrado na horizontal apoiado em quatro pequenas mísulas. Nesta parte o artista desenvolve uma técnica mais cuidada, mais delicada em termos formais e de textura (polida), enquanto nas outras faces exibe uma textura rugosa e sulcada por linhas que marcam a horizontalidade da peça.

Historial: A Obra inscreve-se num universo de dez peças, de vários escultores, colocadas em diversos pontos do concelho de Belmonte, promovidas no “Atelier de Escultura” integrado no Simpósio “500 Anos À Descoberta do Brasil”, em Belmonte no ano 2000. Dinamizado pelo município, no âmbito das comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil em 1500 por Pedro Alvares Cabral, considerado um filho da terra, filho de D. Fernão Cabral I, 1º alcaide mor de Belmonte e D. Isabel Gouveia.


Bibliografia: MARQUES, Manuel, Belmonte Terras de Cabral, Belmonte, 2001;

http://www.cm-belmonte.pt/Cabral/comemoracoes.html, 07-11-2009

Fotógrafo: Pedro Medeiros

Ano de Registo Fotográfico: 2005


 Dos Sonhos e das Vontades px