px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Castelo Branco > Concelho de Belmonte >
O Homem do Leme

Autor: Carlos Andrade

Localização: Concelho de Belmonte, Freguesia de Colmeal da Torre, Entroncamento da Estrada do Colmeal da Torre com a EN 18
(N: 40º 22' 39,31'' W: 007º 20' 44,16'')

Data de Inauguração: 2000

Promotor: Câmara Municipal de Belomnte

Materiais: Granito

Dimensões: 245cm x 203cm

Descrição/ Tema: Escultura de arte contemporânea, de configuração geométrica. Tal como acontece em várias das peças criadas pelos diversos escultores que participaram no simpósio de escultura de Belmonte, relacionado as comemorações dos “500 anos da descoberta do Brasil”, também esta peça de Carlos Andrade, não foge ao tema. Apresenta-se numa composição de dois blocos em granito, sobrepostos, exibindo várias texturas de perfil rugoso. Na superfície frontal apresenta baixos relevos em concordância com a superfície e a massa volumétrica, configurando simbolicamente em alusão ao tema, o mar, o barco, o astrolábio.

Historial: A Obra inscreve-se num universo de dez peças, de vários escultores, colocadas em diversos pontos do concelho de Belmonte, promovidas no “Atelier de Escultura” integrado no Simpósio “500 Anos À Descoberta do Brasil”, em Belmonte no ano 2000. Dinamizado pelo município, no âmbito das comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil em 1500 por Pedro Alvares Cabral, considerado um filho da terra, filho de D. Fernão Cabral I, 1º alcaide mor de Belmonte e D. Isabel Gouveia.

Bibliografia: MARQUES, Manuel, Belmonte Terras de Cabral, Belmonte, 2001;

http://www.cm-belmonte.pt/Cabral/comemoracoes.html, 07-11-2009

Fotógrafo: Pedro Medeiros

Ano de Registo Fotográfico: 2005


 O Homem do Leme px