px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
20 séculos de História de Coimbra


Autor: Ninno Caruso com a colaboração de Mário Ferreira Silva, Fernando Freire, Manuel Dias e Vitor Magalhães (docentes da ARCA / EUAC)

Localização: Coimbra, Freguesia de Santa Cruz, Rotunda de Coselhas (Fucoli)

Data de Inauguração: 3 de Julho de 2002

Promotor: Câmara Municipal de Coimbra e Escola Universitária de Artes de Coimbra

Materiais: Cerâmica (colunas); Pedra (plataforma)

Dimensões: Plataforma: diâmetro: 40m; colunas: alt. 1,32m; 1,65m; 1,98m; 2,31m; 2,70m; 2,97m; 3,30m; 4,30m; 5,94m

Descrição/ Tema: Conjunto escultórico de arte contemporânea, alusivo à História da Cidade de Coimbra, que segundo o autor representa 20 séculos de história da cidade. Está integrado na Rotunda de Coselhas, de ligação entre a circular externa e a Avenida Professor Gouveia Monteiro. Confere dignidade ao espaço em que está integrado sem gerar conflito com o meio envolvente.
É Constituído por 20 colunas cerâmicas monocromáticas, de alturas diversificadas, sobre uma plataforma circular em ladrilho de pedra, exibindo formas simples geometrizantes que se repetem, mostrando afinidades ao minimalismo.
Historial: Em 29 de Janeiro 2001, foi aprovada em Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Coimbra, o projecto do monumento, que tinha sido apresentado pela ARCA / EUAC - Escola Universitária de Artes de Coimbra, em que esta se comprometia a executar a ideia concebida pelo escultor italiano Ninno Caruso, na altura colaborador artístico da Escola.
Bibliografia:
- NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005.
-Ponto V.1, da Acta da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Coimbra, de 29 de Janeiro 2001.

Fotógrafo: Paulo Abrantes
Ano de Registo Fotográfico: 2004
 20 séculos de História de Coimbra px

 
Itens no mesmo Distrito