px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Castelo Branco > Concelho de Vila Velha de Ródão >
Monumento a Manuel Cargaleiro

Autor: Cabeça: Francisco Simões (1946-); Painéis: Manuel Cargaleiro (1927-)

Localização: Vila Velha de Ródão, Freguesia de Vila Velha de Ródão, Lg. Dr. António Gonçalves
(Coordenadas: N: 39º 39' 29,1'' 007º 40' 40.9'')

Data de Inauguração: 21-05-1989

Promotor: Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão

Materiais: Cabeça: Granito; Painéis: azulejo cerâmico; Pedestal: pedra calcária e granito

Dimensões: Cabeça: 60cm x 50cm; Pedestal: 180cm x 95cm (aprox.)

Descrição/ Tema: Composição de Arte Contemporânea. Constituída por uma cabeça em granito da autoria de Francisco Simões que retrata o homenageado (pintor e ceramista, Manuel Cargaleiro), realçando marcas e feições que denunciam uma mimética do real. A cabeça encontra-se sobre um amplo pedestal de feição vertical com algumas secções escalonadas, tendo duas das suas faces opostas revestidas por dois painéis de azulejo distintos, da autoria de Manuel Cargaleiro. Um dos painéis é marcadamente geométrico, desenvolve-se numa “teia quadriculada”, dentro de um jogo de cores e formas que tira partido das medianas e diagonais do quadrado, sobressaindo a figura do losango. O losango é um tema recorrente em várias obras do artista, mesmo quando o tema central se afasta, remete-o para a cercadura, como podemos observar em algumas obras, nomeadamente, aqui em Vila Velha de Ródão, no painel que se encontra junto ao Centro de Saúde. O segundo painel apresenta cores mais claras sobre fundo branco, com afinidade aos azulejos da estação do metro do Colégio Militar, em Lisboa, tons mais conhecidos na obra de Cargaleiro.
Historial: O monumento foi inaugurado em Maio de 1989, promovido pela Câmara Municipal de Vila de Ródão, em homenagem a Manuel Cargaleiro, pintor ceramista, natural do concelho de Vila Velha de Ródão, considerado um dos mais conhecidos artistas contemporâneos portugueses. A Cabeça e os azulejos tem a data “1988” anterior ao ano da inauguração, deduzindo-se ser a data da sua execução. O arranjo arquitectónico do enquadramento é da autoria do arquitecto Fernando Pinto de Sousa.
Bibliografia: PEREIRA, Paulo, História da Arte Portuguesa, vol. 3, 3ª ed., Lisboa 1999;

BATISTA, Graça, Vila Velha de Ródão Viagens do Olhar, Vila Velha de Ródão;

PEREIRA, José Fernandes, Francisco Simões in Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa 2005.

Fotógrafo: Pedro Medeiros

Ano de Registo Fotográfico: 2005

 Monumento a Manuel Cargaleiro px