px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Castelo Branco > Concelho de Idanha-a-Nova >
Homenagem a Catarina Chitas

Autor: Fernando Martins (colaboração de F. Paulo)

Localização: Concelho de Idanha-a-Nova, Freguesia de Penha Garcia, Lg. do Chão da Igreja, Penha Garcia
Coordenadas: N: 40º 02’ 31,7’’; W: 007º 01’ 05,2’’

Data de Inauguração: 19-08-2005

Promotor: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

Materiais: Granito

Dimensões: Escultura: 270cm x 68cm; base:115cm x 115cm x 180cm

Descrição/ Tema: Escultura de arte contemporânea, figurativa, assente sobre uma base escalonada, revestida a xisto irregular. Composição com alguns elementos em ensamblagem, apresenta duas faces distintas em oposição, uma exibe um relevo de uma figura feminina a tocar adufe com a parte inferior preenchida por uma inscrição de um excerto de uma canção autobiográfica, composta e musicada por Catarina Chitas “Toda a vida fui pastora / E sou muito de vontade / Eu nasci para camponesa / Não foi para ira à cidade”. Enquanto a outra face mostra esculpida, uma figura humana estilizada, sobreposta por um elemento que representa um adufe. Toda a obra, intencionalmente evidencia a evocação da homenageada.
Historial: Segundo a placa informativa colocada na base do monumento, o seu promotor foi a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, tendo sido inauguração em 19 de Agosto de 2005. Pretende homenagear Catarina Chitas mais conhecida por Ti Chitas (1913-2003), cantora e tocadora de adufe, pastora …, natural de Penha Garcia. Participou no álbum “Com Ti Chitas” do grupo da Banda do Casaco editado em 1984, entre outras publicações que se seguiram promovidas por várias entidades.

Bibliografia: http://www.at-tambur.com/OutrosSons/Portugal/catarina_chitas.htm, 2009-10-22
http://209.85.229.132/search?q=cache:gbZ_4t7wtmgJ:pt.wikipedia.org/wiki/Catarina_Chitas+ti+xitas&cd=3&hl=pt-PT&ct=clnk&lr=lang_pt, 2009-10-22

Ano de Registo Fotográfico: 2009 DRCC

Busto de João Miranda
 Homenagem a Catarina Chitas px
 
 
Itens no mesmo Concelho