px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
D. Dinis

Autor: Francisco Franco (1885-1955)

Localização: Coimbra, Freguesia da Sé Nova, Largo D. Dinis

Data de Inauguração: 1943

Promotor: Estado

Materiais: Pedra calcária

Dimensões: Pedestal: alt. 430 cm; estátua: alt. 370cm

Descrição/ Tema: Monumento a D. Dinis (Rei de Portugal de 1279 a 1325), situa-se no Largo D. Dinis no enfiamento da “Porta Férrea”, da qual se separa por uma larga avenida. Foi concebido em consonância com meio envolvente, de espaços amplos e um cenário arquitectónico de carácter monumental. Constituído por uma estátua de cariz modernista, também ela monumental, de pedra, sobre alto pedestal que assenta numa base circular. Transmite grande hieratismo, austeridade e alguma rigidez formal, enquadrando-se no carácter modernizante da ideologia oficial do regime salazarista a que Francisco Franco obedece, sendo ele considerado um dos protagonistas da estatuária oficial do regime.

Historial: D. Dinis (1261-1325) rei de Portugal entre 1279 e 1325, foi o fundador dos Estudos Gerais em Lisboa em 1290 (a primeira escola universitária portuguesa e uma das mais antigas da Península Ibérica).
Passado dezoito anos (1308-1309), transferiu a Universidade para Coimbra, coincidindo com a vinda da corte para esta cidade de velhas tradições escolares, onde, desde à muito funcionava a escola do Mosteiro de Santa Cruz.
A sua estátua é da autoria de Francisco Franco em 1943, tendo sido encomendada pelo Estado, no contexto da criação de um Campus universitário na alta de Coimbra, projectado (1943-1948) pelos arquitectos Cottinelli Telmo e Cristino da Silva.

Bibliografia: - A Escultura Monumental, Monumentos, nº 8, Março 1998;
- PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa 2005;
- REGATÃO, José Pedro, A Arte Pública e os Novos Desafios das Intervenções no Espaço Urbano, 1ª ed. 2007;


Fotógrafo: Paulo Abrantes
Ano de Registo Fotográfico: 2004
 D. Dinis px

 
Itens no mesmo Distrito