px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Viseu > Concelho de Viseu >
Monumento aos Mortos da Primeira Grande Guerra

Autor: Artur Gaspar dos Anjos Teixeira

Localização: Viseu, Freguesia de Santa Maria, Largo Mouzinho de Albuquerque.

Data de Inauguração: 1928

Promotor: Câmara Municipal de Viseu.

Materiais: Granito e bronze.

Dimensões: Base: 165 cm x 190 cm; pedestal: 86 cm x 109 cm; estátua: 100cm x 75cm X 210cm.

Descrição/ Tema: O Monumento aos soldados da Primeira Grande Guerra, pretende homenagear, os soldados que ali combateram. É constituído por uma estátua em bronze, naturalista, característica comum a grande parte da obra Anjos Teixeira (pai). O artista concede a esta figura uma grande carga dramática, retratando ao pormenor numa plasticidade de rigor, um soldado com indumentária da época, segurando a arma sem grande convicção na mão esquerda, de cabeça baixa, com uma expressão que transmite um sentimento de descrença e abandono.
A estátua assenta num pedestal em granito com duas placas em mármore com inscrições em letras capitais do séc. XX: “AOS MORTOS / DA / GRANDE GUERRA / DO / CONCELHO DE VISEU”; “A / CAMARA MUNICIPAL”.

Historial: Monumento mandado erigir pela Câmara Municipal de Viseu, com o intuito de homenagear os soldados do Concelho que combateram na primeira Grande Guerra (1914-1918), fazendo parte do Corpo Expedicionário Português de 1916 a 1919, integrado nas tropas.

Bibliografia: PIRES, Nuno Fernando, O Escultor Artur Gaspar dos Anjos Teixeira, Dissertação de Mestrado em História da Arte, Vol. I, Universidade Lusíada, Lisboa 1998;
- PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa, 2005;

Fotógrafo: Alfredo Costa
Ano de Registo Fotográfico: 2004
 Monumento aos Mortos da Primeira Grande Guerra px