px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Castelo Branco > Concelho de Castelo Branco >
Stairway to Heaven

Autor: Didier Fiúza Faustino*1

Localização: Castelo Branco: Centro Cívico da Devesa, próximo da rua Cadetes de Toledo

Data de Inauguração: (ganhou o Prémio Tabaqueira em 2001)*2

Promotor: Tabaqueira Nacional / Instituto de arte Contemporânea

Materiais: Betão armado e ferro

Dimensões: 13m x 2,60m x 7,50m

Descrição/ Tema: Escultura de arte contemporânea, contrária ao tradicional monumento público, tendencialmente um “anti-monumento”. A obra interage com o público, mesmo que este não a aceite enquanto elemento estético, poderá até sentir rejeição, mas nunca esta lhe será indiferente. Pode observá-la de diferentes perspectivas, algumas sugeridas pelo artista que cria um jogo arquitectónico dos elementos com caracter metafórico e simbólico, simulando uma caixa de escada para ascender ao nível mais alto, “o céu”, uma plataforma cercada de rede, fazendo lembrar uma tabela de basquete, da qual se poderá observar o horizonte envolvente.

Historial: A peça da autoria de Didier Faustino, ganhou o Prémio Tabaqueira 2001, no concurso anual promovido pelo Fundo Tabaqueira de Arte Pública.
A cidade de Castelo Branco foi a seleccionada para integrar a obra vencedora do concurso, sendo esta instalada no Centro Cívico da Devesa, no âmbito das intervenções relacionadas com o programa POLIS.

Bibliografia: REGATÃO, Pedro José, Arte Pública e os Desafios das Intervenções no Espaço Urbano, Lisboa 2007;
- Câmara Municipal de Castelo Branco, Acta Nº 36, Ponto 6.1, de 7 de Dezembro de 2007

Fotógrafo: Pedro Medeiros
Ano de Registo Fotográfico: 2004
 Stairway to Heaven px