px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Castelo Branco > Concelho de Castelo Branco >
Registo de Azulejos do Martírio de S. Sebastião

Autor: Jorge Colaço
Localização: Castelo Branco: Rua Machado dos Santos, antiga Rua de S. Sebastião.

Data de Inauguração: 1942

Promotor: Dr. José de Almeida Garrett

Materiais: Azulejos

Dimensões: 1,10m x 1,80m

Descrição/ Tema: Registo de azulejos de composição figurativa, de temática religiosa, alusiva a São Sebastião, de monocromia azul cobalto sobre fundo branco, com cercadura com elementos vegetalistas, amarela em fundo azul, integrado na fachada principal do edifício nº 25 da rua Machado dos Santos. A composição, ilustra o martírio de São Sebastião por soldados com indumentária romana, atado a uma árvore, integrado em paisagem bucólica com uma cidade ao fundo, acusando inspiração clássica.

Historial: A rua Machado dos Santos, ainda no princípio séc. XX até a época republicana, chamava-se rua de São Sebastião, razão pela qual os proprietários de alguns dos edifícios lhe terão colocado painéis de azulejo com a imagem do mártir São Sebastião, eventualmente para memorizar o antigo nome da rua que em tempos teve uma capela com o mesmo nome.

Bibliografia: - www.infopedia.pt/$jorge-colaco, 2008-09-15
- Informações prestadas pela Câmara Municipal de Castelo Branco

Fotógrafo: Pedro Medeiros
Ano de Registo Fotográfico: 2004

 Registo de Azulejos do Martírio de S. Sebastião px