px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Guarda > Concelho de Guarda >
Paineis de Azulejo

Autor: Manuel Cargaleiro

Localização: Guarda: Freguesia da Sé, Edifício da Mediateca e Posto de Turismo.

Data de Inauguração: 1999

Promotor: Câmara Municipal da Guarda

Materiais: Azulejos

Dimensões: Painel do lado direito: 3,67m x 3,51 m; Painel do lado esquerdo: 3,7 x 3,51m

Descrição/ Tema: Obra integrada no edifício da Mediateca, antigo edifício dos Paços do Concelho, nas paredes do átrio térreo de acesso ao posto de turismo e à mediateca. Constituída por dois painéis de azulejo em tons de azul e amarelo, sobre fundo branco, com configurações abstractas e geometrizantes, na linha de outros painéis do autor como o da estação do Metro de Champs Elysées-Clémenceau, de Paris.
Um dos painéis tem desenhados os nomes de todas as freguesias do concelho da Guarda e, ambos têm cercadura desenhada com losangos, vincando a geometria do traço do autor.

Historial: Painel encomendado a Manuel Cargaleiro pela autarquia e colocado no local onde se encontra em 1999, no âmbito das obras de adaptação a novas funções do antigo edifício dos Paços do Concelho (projecto dos arquitectos, Nuno Martins e Vasco Cunha - 1994 – 1996).

Bibliografia: - FRANÇA, José Augusto, A Arte em Portugal no Século XX, 1911 – 1961, Lisboa 1991

Fotógrafo: António José Martins
Ano de Registo Fotográfico: 2004
 Paineis de Azulejo px