px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Guarda > Concelho de Guarda >
D. Sancho I

Autor: António Duarte (1912-1998)

Localização: Guarda. Freguesia da Sé. Praça Luís de Camões.

Data de Inauguração: 28.05.1956

Promotor: Estado

Materiais: Pedestal: granito; Estátua: bronze

Dimensões: Pedestal: 1,50x2,35 m; Estátua: 1,20mx3,65m

Descrição/ Tema: Estátua em bronze datada de 1955, representa D. Sancho I, segundo rei de Portugal, coroado, trajando túnica sobreposta por manto real, do qual segura uma ponta na mão direita, enquanto na mão esquerda segura uma espada. Está implantada no centro da Praça fronteira à Sé da Guarda, sobre um alto pedestal paralelepipédico em granito, no qual tem a inscrição "D. SANCHO I / 2º REI DE PORTUGAL / 1185 - 1211 / CONCEDEU FORAL DE CIDADE À GUARDA / EM 27 DE NOVEMBRO DE 1199".
A estátua tem cariz monumental, exibe uma certa rigidez formal que a enquadra “na estética oficial do regime”, mostrando a inspiração “no modelo imposto por Francisco Franco”, (REGATÃO, 2007), em que a estátua se ergue num pedestal com grande firmeza e austeridade, fugindo à linha de grande movimento formal seguida pelo autor, que era mais influenciada pelo naturalismo e impressionismo e muito marcado pela obra de Rodin.


Historial: A estátua a autoria de António Duarte, foi executada em 1955, fundida pela firma “José de S. Guedes, Lda.”, conforme inscrição no monumento "F. DE BRONZES DE ARTE DE JOSÉ DE S. GUEDES LDA V. N. DE GAIA".
Foi Encomenda do Estado, tem a função comemorativa da concessão de carta de foro à Guarda, dada por D. Sancho I, em 27 de Novembro de 1199.

Bibliografia: - GASTÃO, Marques, Encontros com António Duarte, Lisboa 1989
- FRANÇA, José-Augusto, A Arte em Portugal no Século XX (1911-1961), 3ª ed., Lisboa 1991;
- REGATÃO, José Pedro, A Arte Pública e os Novos Desafios das Intervenções no Espaço Urbano, 1ª ed. 2007;

Fotógrafo: António José Martins
Ano de Registo Fotográfico: 2004
 D. Sancho I px