px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Guarda > Concelho de Guarda >
Homenagem à Criança Guardense

Autor: Alberto Carreto

Localização: Guarda: Freguesia da Sé, Largo Dr. Amândio Paul.

Data de Inauguração: Pedestal: 1974; Estátua: 1981

Promotor: Câmara Municipal da Guarda

Materiais: Pedestal: granito; Estátua: bronze.

Dimensões: Estátua: 0,42cm X 1,45 m

Descrição/ Tema: Monumento dedicado à criança da guarda. Constituído por uma estátua em bronze sobre base do mesmo material, de configuração rectangular. Representa uma criança de tamanho natural, de cabeça erguida, como se caminhasse ao mesmo tempo que segura junto ao peito uma ave. De arte contemporânea, figurativa, mostra uma certa rigidez formal sem grande movimento expressivo.
Encontra-se num espaço ajardinado com assentuada inclinação, assentando numa plataforma de granito escalonada acompanhando o desnivelamento do terreno, com um espaldar, no qual tem a inscrição em letras capitais “HOMENAGEM DO MUNICÍPIO / À CRIANÇA GUARDENSE”.

Historial: A plataforma em pedra granítica foi promovido pela Câmara Municipal em 1974 e só em 1981 foi promovida a execução da estátua.

Bibliografia: Informações prestadas pelo Município da Guarda

Fotógrafo: António José Martins
Ano de Registo Fotográfico: 2004
 Homenagem à Criança Guardense px