px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Guarda > Concelho de Guarda >
Cónego Álvaro Quintalo

Autor: Jerónimo Brigas (1955-2003)

Localização: Guarda, Freguesia de S. Vicente, Avª Monsenhor Mendes do Carmo.

Data de Inauguração: 22.3.2003

Promotor: Antigos alunos do Colégio de S. José.

Materiais: Pedestal: granito; Estátua: granito de Zamora; Mãos e cabeça: bronze

Dimensões: Pedestal: 0,75mx1,10m; Estátua: 1,00m x 2,35cm


Descrição/ Tema: Monumento ao Cónego Álvaro Quintalo, de arte contemporânea, acusa influencias de Auguste Rodin e da arte africana. Constituído por uma estátua de corpo compacto em monobloco de pedra rosada que mantém as texturas deixadas pelo escopro, na execução da peça, à excepção dos antebraços e da parte do peito, em que a pedra surge polida. As mãos e a cabeça são de matéria distinta, moldadas em bronze, com algum naturalismo retratam o homenageado, ao mesmo tempo que desenvolvem um efeito plástico de forte contraste cromático entre rosa da pedra e a patine verde do bronze.

Historial: Obra inaugurada em 22 de Março de 2003, mandada erigir pelos antigos alunos do Colégio de São José em homenagem ao Cónego Álvaro Quintalo.

Fotógrafo: António José Martins
Ano de Registo Fotográfico: 2004
 Cónego Álvaro Quintalo px