px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Leiria > Concelho de Leiria >
D. Dinis

Autor: Fernando Marques ( 1934-2017)

Localização: Leiria: Freguesia de Leiria: Rotunda próximo à IC2, na confluência das ruas: Dr. João Soares, Álvaro Abranches Noronha e Av. da Comunidade Europeia.

Data de Inauguração: 25-09-1997 (data inscrita no monumento)

Promotor: Câmara Municipal de Leiria

Materiais: Estátua: bronze; pedestal: betão revestido a granito; elementos em V: betão

Dimensões: Estátua: alt. 3m; pedestal: larg. 1,70m, alt. > 2,16m, alt.< 1,60; elementos escultóricos em V: alt. > 10m, alt. < 7m, conjunto dos V - larg. 8,70m

Descrição/ Tema: Conjunto escultórico de arte contemporânea, de homenagem a D. Dinis. Constituído por uma estátua de pé, coroada, com rosto levantado olhando em frente com algum hieratismo, transmitindo também algum dinamismo que lhe é imprimido pela posição dos pés, dispostos como se estivesse a caminhar, também as vestes acompanham este movimento, tal como os membros superiores. Segura o manto com a mão esquerda enquanto com a direita segura um pinheiro em alusão ao pinhal de Leiria.
Está sobre um pedestal composto por várias colunas estriadas, escalonadas, que por sua vez assentam numa base em lajeado de betão, de configuração semicircular e, em V no lado oposto, acompanhando a disposição de vários elementos escultóricos, também eles em Vs interligados evoluindo em altura das extremidades para o topo. Ao mesmo tempo esta configuração em V, transmite um “caminhar em frente”, simbolizando o progresso, do qual, no seu tempo D. Dinis foi dinamizador.

Historial: Monumento mandado erigir pela Câmara Municipal de Leiria em homenagem ao Rei D. Dinis.
D. Dinis nasceu em Lisboa em 1261 e foi rei de Portugal entre 1279 e 1325, foi conhecido pelo Rei Trovador e também por Rei Lavrador.
Particularmente ligado a Leiria pela plantação do Pinhal, iniciado por seu pai D. Afonso III, mas foi com ele que a cultura do pinheiro foi intensificada, para protecção dos campos das areias da costa e para produção de madeira, muita dela usada na construção naval do reino, principalmente na época dos descobrimentos portugueses.


Fotógrafo: Susana Paiva
Ano de Registo Fotográfico: 2004
 D. Dinis px