px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Viseu > Concelho de Viseu >
O melhor sono da nossa vida

Autor: José de Oliveira Ferreira
Localização: Viseu: Freguesia de Santa Maria, Jardim das Mães – Largo Major Teles
Data de Inauguração: Década de 1940 (colocada no Jardim em Viseu); 1930 (execução da peça)
Promotor: Câmara Municipal de Viseu
Materiais: Granito e bronze.
Dimensões: Pedestal: larg. 103cm, alt. 137cm; estátua: larg. 84cm, alt. 170cm.
Descrição/ Tema: Monumento de homenagem às mães, surge como um grupo escultórico em bronze, numa modelação de pormenor, algo intimista, representando uma cena familiar que evoca o sentimento de ternura. De linhas de inspiração naturalista, desenvolve-se numa plástica de grande expressividade denunciando conhecimento da obra de Auguste Rodin.
Constituído por uma figura feminina sentada sobre as pernas e uma criança que dorme no seu regaço, com um livro aberto entre os braços caídos, sugerindo ter adormecido enquanto fazia os trabalhos escolares. Na base tem uma inscrição insculpida “O melhor sono da nossa vida, em que na nossa alma docemente penetra Deus”.
Assenta sobre um pedestal em pedra de planta quadrangular, com uma inscrição na face frontal em letra capital “ESCULTURA DO FALECIDO ESTATUÁRIO / JOSÉ DE OLIVEIRA FERREIRA FILHO DE VISEU POR SUA MÃE / D. MARIA DA ANUNCIAÇÃO DE OLIVEIRA FERREIRA / E DESTINADO PELO AUTOR A UM DOS JARDINS DESTA CIDADE”.
Historial: Em 1930 José de Oliveira Ferreira, participa com a obra aqui tratada na XXVII Exposição da Sociedade Nacional de Belas-Artes e obtém a 2ª medalha. Na década de 1940, a obra foi colocada na terra de origem da mãe do artista, em Viseu, no Largo Major Teles.
Bibliografia: PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa 2005

Fotógrafo: Alfredo Costa
Ano de Registo Fotográfico: 2004
 O melhor sono da nossa vida px