px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Figueira da Foz >
Monumento Ao Povo da Freguesia de Vila Verde

Autor: Mário Nunes
Localização: Figueira da Foz: Vila Verde, Quinta das Recolhidas
Data de Inauguração: 1995
Promotor: Junta de Freguesia de Vila Verde
Materiais: Ferro
Dimensões: Base: alt. 111cm escultura: 245cm x 80cm x 215cm
Descrição/ Tema: Grupo escultórico constituído por quatro figuras humanas modeladas em ferro, três masculinas e uma feminina, que representam o agricultor, o vidreiro, o moleiro e a salineira.
Em termos escultóricos e materiais, o autor segue a mesma linha de outras obras realizadas no mesmo ano, como o monumento “Ao Cavador”, em Tavarede e o monumento “Às Gentes da Serra”, na Serra da Boa Viagem.
Historial: Enquadra-se no grande número de monumentos que foram erigidos nas últimas décadas, particularmente depois do “25 de Abril”, pelas autarquias e outras entidades, em homenagem ao trabalhador de várias artes e ofícios.
Bibliografia: - PAMPLONA, Fernando de, Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal, 4º vol., 2ª ed., pg. 287;
- MOTA, Arlindo, SOARES, Pedro, 25 de Abril na Arte Pública Portuguesa, Formas de Liberdade, pg. 113, 1ª ed., 1999.

Fotógrafo: Jorge Neves
Ano de Registo Fotográfico: 2005
 Monumento Ao Povo da Freguesia de Vila Verde px

 
Itens no mesmo Distrito