px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Aveiro > Concelho de Aveiro >
OBLISCO DA LIBERDADE

Autor: Ernesto Korrodi (1870-1944)

Localização: Aveiro: União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, Praça Joaquim de Melo Freitas

Data de Inauguração: 26 de Dezembro de 1909 (colocação)

Promotor: Clube dos Gallitos

Materiais: Granito, calcário e mármore

Dimensões:

Descrição: Obelisco assente num pedestal de configuração geométrica, onde a parte superior é lavrada em calcário e a inferior em mármore. A ligação entre estas duas componentes (obelisco e pedestal) é feita por um volume profusamente decorado com elementos vegetalistas. Nas quatro faces do pedestal podem ler-se as seguintes inscrições: “26-XII-1809 / 26-XII-1909”, “À / MEMÓRIA / DOS AVEI- / RENSES QUE / SOFRERAM / PELA / LIBERDADE”, “LEVANTADO PELO CLUB DOS GALLITOS”, “1º CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE JOSÉ ESTEVAM”.

Historial: Inaugurado em 26 de Dezembro de 1909, para comemorar o primeiro centenário do nascimento de José Estêvão, reconhecido tribuno e defensor do Liberalismo, o monumento é também dedicado à “parte brilhantíssima que esta cidade teve nas luctas liberaes”, em particular o papel de um conjunto de notáveis aveirenses que participaram na Revolução de 1828. Francisco Manoel Gravito de Veiga e Lima, Manoel Luiz Nogueira, Clemente de Mello, Soares de Freitas, Francisco Silvério da Carvalho de Magalhães Sobral, Clemente Moraes Sarmento e João Henriques Ferreira são alguns dos nomes que se destacam no contexto das lutas liberais na cidade de Aveiro.

Bibliografia: NEVES, A., Da Arte Nova em Aveiro – o porquê da diversidade do “estilo”, Aveiro: ISCIA 1999, p.18; NEVES, A., A Arte Nova em Aveiro e seu Distrito. Aveiro: CMA 1998, pp.132; No 16 de Maio - duas sugestões, Jornal O Litoral, 12 de Maio de 1956, n.84. p.1 e 4;
Conteúdos cedidos pela Câmara Municipal de Aveiro.

Fotografo: José Meneses

Ano do Registo Fotográfico: 2005
 OBLISCO DA LIBERDADE px