px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Aveiro > Concelho de Aveiro >
BUSTO DO DR. LOURENÇO PEIXINHO (1894-1965)


Autor: José Sousa Caldas (busto), Arq. Moreira da Silva (pedestal)

Localização: Aveiro: União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, Avenida Dr. Lourenço Peixinho (Placa Central no fim da Avenida, junto à Estação de Caminhos de Ferro)

Data de inauguração: 4 de Maio de 1952 (colocação)

Promotor: Câmara Municipal de Aveiro

Materiais: Bronze (busto); pedra (pedestal)

Dimensões:

Descrição: Busto em bronze, na linha de outras obras do autor espalhadas pelo país, sobretudo na Região Norte. Retrata o Dr. Lourenço Peixinho realçando marcas e feições que lhe seriam características. Encontra-se sobre um pedestal de configuração geométrica, curvilíneo, onde constam as seguintes inscrições: “DR. LOURENÇO PEIXINHO / PRESIDENTE DA CÂMARA / MUNICIPAL DE AVEIRO / DESDE 1918 A 1942”; “PREITO DE HOMENAGEM / DA CIDADE DE AVEIRO / ANO DE 1951”.

Historial: “Lourenço Simões Peixinho [1877-1943] foi uma figura marcante na história de Aveiro ficando o seu nome eternamente associado à construção da principal avenida da cidade, em 1918 - a Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Homem de notáveis qualidades cívicas, o seu desempenho à frente dos destinos do Município foi sinónimo de progresso e de modernidade urbana.
Grande impulsionador do ensino primário, provedor da Santa Casa da Misericórdia, benemérito do novo Hospital de Aveiro e notável empreendedor, à sua ação como Presidente de Câmara se devem algumas das mais importantes obras realizadas na cidade. São da sua responsabilidade a construção do estádio Mário Duarte, do Parque Municipal Infante D. Pedro, dos lavadouros públicos de São Roque, do cemitério sul, a municipalização da rede elétrica ou a remodelação do edifício dos Paços de Concelho, em 1923, retirando-lhe a cadeia.
Como reconhecimento público pela obra notável que empreendeu em prol da sua cidade, foi erigido busto em sua honra, situado em frente à estação de caminho-de-ferro, inaugurado em de 4 de Maio de 1952.”

Bibliografia: CAMPOS, C.; Ferreira, F.; FARIA, G.A. (2000), Ruas que são gente, Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro, pp. 139-142. OLIVEIRA, R. M. (2001), “O discurso da cidade - Leituras da Avenida Dr. Lourenço Peixinho”. Câmara Municipal de Aveiro: Colecção História. p. 35. PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa, 2005.
(Conteúdos e foto cedidos pela Câmara Municipal de Aveiro)

Fotografo: CMA

Ano do Registo Fotográfico:
 BUSTO DO DR. LOURENÇO PEIXINHO (1894-1965) px