px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Leiria > Concelho de Pombal >
MONUMENTO À LIBERDADE – 25 DE ABRIL

Autor: José Núncio (1938-2006)

Localização: Pombal, Freguesia de Pombal, Lg. 25 de Abril
Coordenadas: 39° 54' 58.37"N 8° 37' 40.38"W

Data de Inauguração: 2005

Promotor: Câmara Municipal de Pombal

Materiais: Estátua e pássaros em bronze, pirâmide em mármore

Dimensões:

Descrição/ Tema: Conjunto escultórico de arte contemporânea, numa gramática semelhante à utilizada em outras obras de José Núncio, algumas delas localizadas em Pombal, designadamente, o Monumento ao Agricultor (2004); Monumento ao Emigrante (2004) e o Monumento aos Heróis do Ultramar (2005). Encontra-se sobre uma plataforma lajeada, exibindo no conjunto, vários símbolos alusivos ao 25 de Abril. Composto por uma pirâmide de grande verticalidade revestida a mármore preto, da qual avançam pombas de asas abertas perfiladas sobre uma haste, enquanto ao lado surge destacada a estátua de uma jovem mulher de braços elevados que segura na mão esquerda um ramo de cravos.

Historial: Obra mandada erigir em homenagem à liberdade conquistada em 25 de Abril de 1974, pela “Revolução dos Cravos”, pondo fim a mais de quarenta anos de ditadura imposta pelo Estado Novo.

Bibliografia: http://www.firstgallery.pt/acervo/escultores/319-jose-nuncio.html [consult. 2012-02-29];

Fotógrafo: Susana Paiva

Ano de Registo Fotográfico: 2005

 MONUMENTO À LIBERDADE – 25 DE ABRIL px