px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Figueira da Foz >
HOMENAGEM À PEIXEIRA

Autor: Cabral Antunes
Localização: Figueira da Foz, Buarcos, Largo Dª Margarida Mendonça Barraca
Data de Inauguração: 10.05.1966
Promotor: Comendador Mário Barraca
Materiais: Cimento
Dimensões: 230 x 95 x 100cm

Descrição/ Tema: Estátua em betão pretende homenagear as peixeiras de Buarcos, assenta num pequeno espaço ajardinado criado no Largo Dª Margarida Mendonça Barraca. Constituída por uma figura feminina, de influências naturalistas, exibe um grande dinamismo formal com linhas sinuosas que lhe transmitem força e movimento. Cabral Antunes apresenta a figura com indumentária característica das peixeiras, com o pormenor do avental bordado, e, com uma atitude como se estivesse a caminhar apressada, segurando com ambas as mãos uma canastra que “leva à cabeça”, numa expressão que evoca o apregoar do peixe.
Junto à estátua tem uma lápide com uma quadra inscrita do poeta figueirense José Mendes Pinto “Correndo airosa e ligeira / Deixa música no ar…/ Que o pregão desta peixeira / É Buarcos a cantar / Maio de 1996”.

Historial: Em 1966, o Comendador Mário Barraca oferece a Buarcos a estátua de homenagem à peixeira que encomendara ao escultor Cabral Antunes.

Bibliografia: NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005;
- Informações prestadas pela Câmara Municipal da Figueira da Foz

Fotógrafo: Jorge Neves
Ano de Registo Fotográfico: 2005
 HOMENAGEM À PEIXEIRA px

 
Itens no mesmo Distrito