px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Leiria > Concelho de Marinha Grande >
MONUMENTO AOS HERÓIS DO ULTRAMAR

Autor: Joaquim Correia (1920-2013)

Localização: Marinha Grande, Freguesia da Marinha Grande, Parque Mártires do Colonialismo

Data de Inauguração: 5 de junho de 1965

Promotor: Câmara Municipal da Marinha Grande

Materiais: Pedra

Dimensões:

Descrição/ Tema: Relevo em pedra, da segunda metade do século xx, com uma gramática semelhante à de outras obras de Joaquim Correia, nomeadamente o “Monumento à revolta de 18 de Janeiro de 1934”, também na Marinha Grande e o “Monumento aos Heróis do Ultramar” de 1966, localizado em Leiria. Representa os soldados que morreram na guerra das ex-colónias, configurando numa escala humanizada um soldado jacente, de olhos cerrados, inanimado, com a respetiva indumentária, segurando junto ao peito a arma e uma palma. Encontra-se integrado num painel em pedra, onde tem uma inscrição de metal em letras capitas “O CONCELHO DA MARINHA GRANDE HONRA SEUS HEROIS”. Junto surgem mais duas lápides com inscrições, a primeira com os nomes dos soldados que morreram na guerra, a segunda com um pequeno excerto de um poema de Fernando Pessoa “NÃO DORMES SOB OS CIPRESTES / POIS NÃO HÁ SONO NO MUNDO”.

Historial: A iniciativa desta obra foi no sentido de homenagear os soldados falecidos na guerra das ex-colónias (1961-1974). Encontra-se no Parque atualmente designado “Mártires do Colonialismo” requalificado em 2002/2003 no âmbito do Programa Pólis, com inauguração em Junho de 2003.

Bibliografia: PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, pg. 157- 161, Lisboa 2005;
http://ultramar.terraweb.biz/Memoriais_concelhos_MarinhaGrande_MarinhaGrande_01HeroisdoUltramar.htm [consult. 13-04-2012].

Fotógrafo: Susana Paiva

Ano de Registo Fotográfico: 2005

 MONUMENTO AOS HERÓIS DO ULTRAMAR px