px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Viseu > Concelho de Castro Daire >
FONTE DOS PEIXES

Autor: Desconhecido

Localização: Castro Daire, Freguesia de Castro Daire, Largo da Fonte dos Peixes

Data de Inauguração: 1921 (?)

Promotor: Câmara Municipal de Castro Daire

Materiais: Fonte: granito; painel: azulejo cerâmico

Dimensões:

Descrição: Fonte do princípio do século XX, revivalista, com espaldar revestido por painel de azulejos, a exibir duas cartelas profusamente decoradas, centradas por elementos paisagísticos. A estrutura é em granito, apresenta um tanque trilobado para onde convergem, em alto-relevo, duas bicas em figura de peixes a jorrar água, integradas numa coluna encimada por “capitel” em forma de taça coroado por dois elementos sobrepostos, sendo o primeiro de secções planas e o segundo esférico. Esta fonte faz parte da heráldica da freguesia de Castro Daire, sendo a sua imagem o elemento central do brasão.

Historial: através das inscrições em relvo (ano) e siglas (letras) que decoram a fonte, induz-se ser uma obra promovida pela Câmara Municipal de Castro Daire em 1921.

Bibliografia: http://www.jf-castrodaire.pt/ [consult. 2013-03-20]

Fotógrafo: José Alfredo

Ano de Registo Fotográfico: 2005
 FONTE DOS PEIXES px