px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Viseu > Concelho de Carregal do Sal >
ARISTIDES DE SOUSA MENDES

Autor: Alves Pinheiro

Localização: Carregal do Sal, Freguesia de Cabanas de Viriato, Escola EBI de Aristides Sousa Mendes, Cabanas de Viriato.

Data de Inauguração: 2002

Promotor: Câmara Municipal de Carregal do Sal

Materiais: Busto: bronze; pedestal: granito

Dimensões:

Descrição/ Tema: Busto em bronze de inspiração realista, à semelhança de outras obras do artista. Encontra-se enquadrado na entrada principal da escola EBI (com o nome do homenageado), sobre um pedestal paralelepipédico em granito, no qual contém uma placa em metal com a inscrição “A / ARISTIDES / DE / SOUSA MENDES”.

Historial: Obra foi promovida pela Câmara Municipal de Carregal do Sal em Homenagem a Aristides Sousa Mendes (1885-1954), diplomata e político português, nascido em Cabanas de Viriato, que se destacou pelo seu papel humanitário enquanto cônsul em Bordéus na altura da ocupação alemã, acreditando-se ter concedido vistos a cerca de 30 000 judeus, que procuravam escapar à exterminação de que estavam a ser alvo pelos nazis.

Bibliografia: Boletim Municipal, ano I, nº1, 2002
http://www.alvespinheiro.com/ [consult. 12-03-2013]

Fotógrafo: Alfredo Costa

Ano de Registo Fotográfico: 2005





 ARISTIDES DE SOUSA MENDES px