px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Leiria > Concelho de Leiria >
BUSTO DE FRANCISCO RODRIGUES LOBO

Autor: Luís Fernandes de Carvalho Reis (1895-1954);

Localização: Leiria, Freguesia de Leiria, Rua Afonso Lopes Vieira;
Coordenadas: 39° 44' 24.49"N 8° 48' 51.57"W

Data de Inauguração: 1937

Promotor: Antigos Alunos do Liceu Nacional

Materiais: busto em bronze; pedestal em pedra

Dimensões:

Descrição/ Tema: Busto da primeira metade do séc. XX, da autoria do mesmo escultor do busto de Guilherme Stephen, localizado na Marinha Grande e do Monumento aos Mortos da Grande Guerra localizado em Coimbra. Retrata com indumentária da época, o escritor leiriense Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622). Encontra-se sobre um pedestal paralelepipédico, em pedra, no qual contém uma lápide com a inscrição “A FRANCISCO / RODRIGUES LOBO / HOMENAGEM / DOS ANTIGOS / ALUNOS DO LI / CEU DE LEIRIA”.

Historial: Obra promovida em 1937, por antigos alunos do Liceu Nacional de Leiria, em homenagem ao escritor Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622), natural de Leiria, formado em direito pela Universidade de Coimbra, terá mantido uma atividade assídua de escrita, influenciado por alguns grandes escritores, sobretudo por Luís de Camões. O busto inicialmente foi colocado no Jardim Luís de Camões, sendo transferido deste local para o Liceu José Rodrigues Lobo em 1980, para dar lugar no jardim, à estátua de Luís de Camões.

Bibliografia: NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005;
Alerta Leiria, Ed. do Agrupamento nº 127 do Corpo Nacional de Escutas, Leiria;
http://www.infopedia.pt/$francisco-rodrigues-lobo [Consult. 2012-02-28];
http://maps.google.pt/ [Consult. 2012-02-28].

Fotógrafo: Susana Paiva

Ano de Registo Fotográfico: 2004

 BUSTO DE FRANCISCO RODRIGUES LOBO px