px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Leiria > Concelho de Leiria >
HOMENAGEM AO EMIGRANTE

Autor: Fernando Marques (n. 1934)

Localização: Leiria, Freguesia da Memória, Memória;
Coordenadas 39° 47' 13.76"N 8° 38' 57.33"W (aprox.)

Data de Inauguração: 21-08-1993

Promotor: Junta de Freguesia da Memória

Materiais: Cimento e pedra

Dimensões:

Descrição/ Tema: Conjunto escultórico, de arte contemporânea, figurativo, na mesma linha de outras obras do autor localizadas na cidade de Leira, nomeadamente o monumento a D. Dinis (1997), o monumento a Luís de Camões (1980), e de igual modo, o monumento em Homenagem ao Emigrante (1990), na Av. Heróis de Angola. A obra é constituída por uma estátua que configura um homem de pé como se caminhasse, seguido na retaguarda por silhuetas de três figuras recortadas numa placa em pedra, que dependendo do ponto de observação, pode sugerir um painel. Assenta sobre um pedestal de configuração geométrica, onde surgem inscrições alusivas aos emigrantes, e um brasão em bronze da Junta de Freguesia.

Historial: Obra da iniciativa da Junta de Freguesia da Memória, financiada pelos emigrantes, conforme é denunciado numa das inscrições que constam no pedestal “CUSTEADO PELO POVO EMIGRANTE”.

Bibliografia: RODRIGUES, Fernando, Contributos Para a História de Colmeias e Memória, Leiria 1994;
http://maps.google.pt/ [consult. 2012-03-09];

Fotógrafo: Susana Paiva

Ano de Registo Fotográfico: 2004
 HOMENAGEM AO EMIGRANTE px