px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Cantanhede >
Monumento ao Ourives Ambulante

Autor: Celestino Alves André
Localização: Cantanhede: Freguesia de Febres, Largo de Febres.
Data de Inauguração: 3 de Novembro, 1990
Promotor: Junta de Freguesia de Febres
Materiais: Estátua: bronze
Dimensões: Alt. 2,60m
Descrição/ Tema: O monumento está integrado no largo principal da povoação, sobre uma base escalonada assente num espelho de água. Constituído por uma estátua em bronze que representa o ourives ambulante, segurando uma balança na mão esquerda e uma pequena corrente na mão direita, encostado a uma bicicleta com um pequeno baú no suporte, mostra uma inspiração realista comum a outras obras do mesmo artista, como o busto de Cabral Antunes, no Jardim Sereia em Coimbra.
Historial: O monumento é erigido em 1990, em homenagem aos ourives ambulantes (profissão quase extinta), também conhecidos por “os malas verdes”, por estes percorrerem o país com os artigos em ouro, relógios, etc. dentro de um pequeno baú de folha-de-flandres pintado de verde.
Bibliografia: - MOTA, Arlindo, SOARES, Pedro, 25 de Abril na Arte Pública Portuguesa, Formas de Liberdade, pg. 145, 1ª ed., 1999
- NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, pg. 61, Coimbra 2005
Fotógrafo: Jorge Neves
Ano de Registo Fotográfico: 2005
 Monumento ao Ourives Ambulante px

 
Itens no mesmo Distrito