px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Guarda > Concelho de Guarda >
MONUMENTO AOS MORTOS DA GRANDE GUERRA

Autor: Desconhecido

Localização: Guarda, Freguesia da Sé, Jardim José de Lemos
(+40° 32' 9.01", -7° 16' 5.33")

Data de Inauguração: 31-07-1940

Promotor: Estado

Materiais: Granito; bronze (placa comemorativa)

Dimensões: 710cm x 400cm

Descrição/ Tema: Escultura monumental, de constituição maciça, de configuração geométrica, lembrando um obelisco. Encontra-se iconograficamente representada com símbolos nacionais em relevo, nomeadamente o escudo nacional, contendo ainda inscrições alusivas aos mortos da grande guerra. Na base, testemunhando intervenções posteriores, contém uma lápide em bronze com o símbolo da “Liga dos Combatentes” e a inscrição “AOS COMBATENTES MORTOS PELA PÁTRIA / HOMENAGEM DOS COMBATENTES DA GRANDE GUERRA / XI -1918 XI-1968”.

Historial: A inauguração do monumento decorreu no período em que aconteceram as comorações dos “centenários” entre 28 e 31 de Julho de 1940.

Bibliografia: A Guarda Formosa na Primeira Metade do Século XX, 2ª ed. Câmara Municipal da Guarda e Centro de Estudos Ibéricos, 2004, pg. 434;
http://maps.google.pt/ [Consult. 07-03-2013].

Fotógrafo: António José Martins

Ano de Registo Fotográfico: 2004

 MONUMENTO AOS MORTOS DA GRANDE GUERRA px