px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Guarda > Concelho de Guarda >
DR. SOUSA MARTINS

Autor: Desconhecido

Localização: Guarda: Freguesia da Sé, Parque do Hospital da Guarda;
(+40° 32' 0.60", -7° 16' 20.11").

Data de Inauguração: anterior a 1915

Promotor:

Materiais: Granito

Dimensões: Busto: 40cm x 60cm

Descrição/ Tema: Busto em bronze, da primeira metade do século XX, retrata o homenageado realçando marcas e feições. Encontra-se sobre uma base circular escalonada, parcialmente coberta por vegetação e povoada de ex-votos, contendo ainda uma placa informativa em bronze onde se lê “JOSE THOMAZ DE SOUZA MARTINS / NASCEU EM 7 DE MARÇO DE 1843 / FALECEU EM 18 DE AGOSTO DE 1897”.

Historial: O Monumento é dedicado ao Dr. Sousa Martins (1843-1897), reputado médico e professor em Lisboa, que dedicou a sua vida ao combate da doença da tuberculose, adotando o tratamento recomendado na altura, que consistia em manter os doentes em repouso em ambiente de montanha com alimentação cuidada. Enviou os seus doentes para tratamento, tal como recomendado para um ambiente de montanha, nomeadamente para Serra da Estrela, muitos deles para a cidade da Guarda. No princípio do século XX, foi construído o sanatório da Guarda a que deram o nome de “Sanatório Sousa Martins”, em homenagem ao médico que tanto lutou contra a tuberculose.

Bibliografia: A Guarda Formosa na Primeira Metade do Século XX, 2ª ed. Câmara Municipal da Guarda e Centro de Estudos Ibéricos, 2004;
http://maps.google.pt/, [Consult. 07-03-2013].

Fotógrafo: António José Martins

Ano de Registo Fotográfico: 2004

 DR. SOUSA MARTINS px