px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
MEDICINA

Autor: Leopoldo de Almeida (1898-1975)

Localização: Coimbra, Freguesia da Sé Nova, Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Coordenadas: N 40° 12' 28.74", W 8° 25' 29.04".

Data de Inauguração: 1956

Promotor: Ministério das Obras Públicas (Comissão Administrativa das Obras da Cidade Universitária)

Materiais: Pedra calcária, de lioz

Dimensões: Grupo escultórico 715 cm; pedestal 247 cm x 355 cm x 150 cm.

Descrição/ Tema: Grupo escultórico monumental, esculpido em pedra, de arte contemporânea, de caráter modernista e influencia clássica, mantendo-se o artista fiel à estética greco-romana, inspirada na plástica renascentista, tendência observável na sua extensa obra, muita dela de caracter monumental, e encomendada pelo estado, em pleno apogeu do “Estado Novo”, obedecendo a um ideário estético veiculado pelo poder, traduzido a exaltação nacional. O grupo encontra-se adossado ao edifício, junto ao cunhal SO., composto por três estátuas de pé, sobre um pedestal paralelepipédico horizontal. A obra é uma alegoria à medicina, apresenta uma figura central feminina que personifica a deusa greco-romana da saúde Higeia, segurando um tronco de árvore com a serpente enrolada à sua volta, tem a ladeá-la duas figuras masculinas, num plano inferior e ligeiramente recuadas, que personificam dois médicos da antiguidade clássica, Hipócrates e Galeno.

Historial: A Obra foi promovida pela Comissão Administrativa das Obras da Cidade Universitária de Coimbra, entidade criada para executar o grande plano de criação de um campus universitário, na alta de Coimbra. As estátuas são da autoria de Leopoldo de Almeida, datada de 1955 e inauguradas em 1956, altura da inauguração do edifício.

Bibliografia: PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa 2005;
NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005;
http://maps.google.pt/, 2011-11-04
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=10060, 2011-11-02;

Fotógrafo: Paulo Abrantes

Ano de Registo Fotográfico: 2004

 MEDICINA px

 
Itens no mesmo Distrito