px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
JOAQUIM ANTÓNIO DE AGUIAR

Autor: Costa Mota (tio) (1862-1929) – escultor; Silva Pinto (1890-1978) - arquiteto

Localização: Coimbra, Freguesia de São Bartolomeu, Largo da Portagem

Data de Inauguração: 1913 (colocação da estátua)

Promotor: Câmara Municipal de Coimbra

Materiais: Estátua: bronze; pedestal: pedra de lioz

Dimensões: Estátua 390 cm (alt. apx.); pedestal 723 cm x 329 cm x 329 cm, base 432 cm (larg.)

Descrição/ Tema: Estátua de pé, de fisionomia naturalista, uma expressão presente em várias peças da vasta obra de Costa Mota (tio). Encontra-se integrado no Largo da Portagem, no espaço ajardinado, sobre um alto pedestal de estrutura piramidal que imprime grande verticalidade ao monumento, o qual é decorado com elementos fitomórficos e com o brasão da cidade de Coimbra. A estátua retrata Joaquim António de Aguiar, com vestes à época, de sobrecasaca, e iconograficamente é representado com uma pena na mão direita e um papel na mão esquerda, simbolizando o conhecido decreto sobre a extinção das ordens religiosas, nomeadamente de todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios, de todas as casas das ordens religiosas regulares.

Historial: A iniciativa da realização do monumento a Joaquim António de Aguiar, partiu de Bernardim Machado, na altura Lente da Universidade de Coimbra. Em 1911, por deliberação camarária foram iniciados os alicerces para o monumento, terminando a obra em 21 de Junho de 1913 com a colocação da estátua sobre o pedestal. O monumento nunca chegou a ser inaugurado.

Bibliografia: FERREIRA, José Fernandes, Costa Mota (tio) in Dicionário de Escultura Portuguesa, Editorial Caminho, SA, Lisboa 2005;
NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005.

Fotógrafo: Paulo Abrantes

Ano de Registo Fotográfico: 2004
 JOAQUIM ANTÓNIO DE AGUIAR px

 
Itens no mesmo Distrito