px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
CASCATA DO JARDIM DA SEREIA

Autor: Desconhecido

Localização: Coimbra, Freguesia da Sé Nova, Jardim da Sereia

Data de Inauguração: 1723 / 1752 (construção do jardim)

Promotor: Mosteiro de Santa Cruz

Materiais: Cascata e estátuas de pedra calcária; painéis de azulejo

Dimensões: Painéis de Azulejo 280 cm x 182 cm

Descrição/ Tema: Conjunto escultórico e arquitetónico, barroco, integrado no Jardim da Sereia, no eixo da entrada principal. Constituído por uma cascata revestida na parte central por vegetação, ornada com aletas volutadas e elementos vegetalistas, contendo as extremidades coroadas por urnas de diferentes configurações. No topo é rematada por um nicho oval, preenchido por uma estátua de Nossa Senhora da Conceição. A ladear tem dois painéis de azulejos figurativos, em forma de medalhão oval, representando cenas bíblicas, envolvidos por molduras ornamentadas, que integram quatro estátuas, talvez do século XVI, que representam os quatro evangelistas, configurando no lado esquerdo, São Lucas e São João e no lado direito, São Mateus e São Marcos.

Historial: O Jardim de Santa Cruz, ainda hoje assim designado, por ter pertencido ao Mosteiro de Santa Cruz, foi criado no século XVIII, na antiga cerca do Mosteiro. Funcionava como parque de recreio e de meditação dos monges, sendo na altura a sua composição arbórea maioritariamente formada carvalho e loureiro.

Bibliografia: NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005;
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=1017, 2011-11-18.

Fotógrafo: Paulo Abrantes

Ano de Registo Fotográfico: 2004
 CASCATA DO JARDIM DA SEREIA px

 
Itens no mesmo Distrito