px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
AOS HERÓIS DO ULTRAMAR

Autor: Cabral Antunes (1916-1986)

Localização: Coimbra, Freguesia de Santo António dos Olivais, Praça Heróis do Ultramar; Coordenadas: N 40° 12' 21.26", W 8° 24' 27.31".

Data de Inauguração: 10 de Junho de 1971

Promotor: Câmara Municipal de Coimbra

Materiais: Estátua: Bronze; pedestal: pedra

Dimensões: Pedestal 244cm x 190cm; estátua 400cm (apx.)

Descrição/ Tema: Estátua de pé, de inspiração naturalista no seguimento das linhas de aproximação ao real, mantendo uma gramática semelhante a outras obras de Cabral Antunes, nomeadamente o Busto de Manuel Braga (1958), localizado no Parque Dr. Manuel Braga em Coimbra, e o Busto de Manuel Estrela, localizado no Seixo, Concelho de Mira. Encontra-se integrada na Praça Heróis do Ultramar, entre o Pavilhão Multiusos de Coimbra e o Liceu D. Maria (para o qual está voltada), assenta sobre um pedestal paralelepipédico, que na parte frontal ostenta o brasão da cidade de Coimbra em bronze. A estátua, de grande expressividade, representa um soldado com a indumentária da época, numa posição que denuncia estar a caminhar, segura na mão direita uma arma, enquanto com a esquerda ampara uma criança de origem africana que tem sobre os ombros.

Historial: A construção do monumento foi promovida pela Câmara Municipal de Coimbra, tendo decorrido a aprovação em sessão de câmara em 17 de Setembro de 1969, época em que acontecia a guerra colonial (1961-1974), tendo como objetivo homenagear os soldados combatentes, nas ex-colónias portuguesas.

Bibliografia: NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005;
http://maps.google.pt/, [consult.] 2011-12-02.

Fotógrafo: Paulo Abrantes

Ano de Registo Fotográfico: 2004
 AOS HERÓIS DO ULTRAMAR px

 
Itens no mesmo Distrito