px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
BISSAYA BARRETO

Autor: Vasco Berardo (n. 1933)

Localização: Coimbra, Freguesia de Santa Clara, Rotunda do Portugal dos Pequenitos, Santa Clara;
Coordenadas: N 40° 12' 12.15", W 8° 26' 6.30"

Data de Inauguração: 11 de Outubro de 1997

Promotor: Fundação Bisssaya-Barreto

Materiais: Bronze e pedra calcária

Dimensões: Pedestal 247cm (aprox.) x 345cm x 280cm; Estátua 240cm (aprox.)

Descrição/ Tema: Conjunto de estátua e relevo, de arte contemporânea, moldados em bronze. A estátua representa o homenageado de pé em pose cerimonial com a indumentária talar da Universidade e as respetivas insígnias. Esta assenta sobre um alto pedestal com as faces assimétricas e base escalonada, contendo ao lado, ligado através de uma plataforma um relevo integrado numa superfície parietal convexa. O relevo denuncia influências modernistas, apresenta figuras humanas de adultos e crianças, designadamente um invisual com a bengala e o seu cão guia, em alusão às ações do homenageado ligadas à saúde e filantropia.

Historial: A obra da autoria de Vasco Berardo, foi promovida em 1997 pela Fundação Bissaya Barreto em homenagem ao Doutor Bissaya Barreto (1886-1974), médico e professor catedrático, criador da Fundação (1958) detentora de diversas áreas e instituições ligadas à saúde, nomeadamente serviços: anti tuberculose, de psiquiatria, maternal, apoio a crianças, leprosaria…

Bibliografia: NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005;
http://maps.google.pt/, 2011-10-24

Fotógrafo: Paulo Abrantes

Ano de Registo Fotográfico: 2004

 BISSAYA BARRETO px

 
Itens no mesmo Distrito