px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
RAINHA SANTA ISABEL

Autor: Álvaro de Brée (1903-1962)

Localização: Coimbra, Freguesia de Santa Clara, Adro do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova; Coordenadas: N 40° 12' 10.32", W 8° 26' 12.85"

Data de Inauguração: 1954 (execução)

Promotor: Estado

Materiais: Mármore

Dimensões: Pedestal 228cm x 256cm x 256cm; Estátua 400cm (aprox.)

Descrição/ Tema: Estátua monumental de pé esculpida em mármore, de arte sacra, seguindo uma linha classicizante e sóbria denunciada com maior ou menor intensidade, na vasta obra do artista, nomeadamente nas Estátuas, da Rainha Santa em Odivelas, de D. Leonor em Beja e da Condessa Mumadona em Guimarães.
Álvaro Brée representa a Rainha Santa Isabel, de coroa na cabeça com indumentária real à época e uma bolsa a tiracolo, não exibindo as rosas (elemento iconográfico com que mais vezes é apresentada). A figura ostenta uma pose serena e nobre com a mão esquerda sobre o peito e a direita estendida, num gesto de entrega e generosidade. Encontra-se enquadrada no adro do Mosteiro, impondo-se ao espetador, sobre um alto pedestal paralelepipédico.

Historial: Obra promovida pelo Estado Novo, encomendada ao escultor Álvaro de Brée, na altura em que é desenhado, o projeto do adro assinado pelo arquiteto Luís Benavente em 1953. O monumento é dedicado à padroeira da cidade de Coimbra, Rainha Santa Isabel (1270-1336), oriunda de Aragão, muito jovem, para casar com D. Dinis, rei de Portugal. Dotada de grande humanidade, teve uma vida dedicada às causas sociais, religiosas e também políticas. Foi canonizada em 25 de Março de 1625 pelo Papa Urbano VIII, e trasladada do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha para o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em 29 de Outubro de 1677.

Bibliografia: FERREIRA, José Fernandes, Álvaro de Brée, in Dicionário de Escultura Portuguesa, Editorial Caminho, SA, Lisboa 2005;
NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005;
http://maps.google.pt/, [consult. 2011-10-20];
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=2678, 10-11-2011

Fotógrafo: Paulo Abrantes

Ano de Registo Fotográfico: 2004
 RAINHA SANTA ISABEL px

 
Itens no mesmo Distrito