px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
PAPA JOÃO PAULO II

Autor: Cabral Antunes (1916-1986)

Localização: Coimbra, Freguesia da Sé Nova, Arcos do Jardim, Largo João Paulo II
Coordenadas: N 40° 12' 24.82", W 8° 25' 12.07’’

Data de Inauguração: 18 de Maio de 1985

Promotor: Câmara Municipal de Coimbra

Materiais: Estátua: bronze, pedestal: granito, base: calcário

Dimensões: Base 40cm (alt.); pedestal 175cm x 135cm x 135cm; estátua 360cm (apx.).

Descrição/ Tema: Estátua monumental moldada em bronze, de pé, de inspiração realista, mantendo a gramática semelhante a outras obras de Cabral Antunes, nomeadamente o Monumento aos Heróis do Ultramar (1971) localizado na Solum, o Busto de Manuel Braga (1958) localizado no Parque Dr. Manuel Braga, ambos em Coimbra, e o Busto de Manuel Estrela localizado no Seixo, Concelho de Mira. Encontra-se integrada na rotunda do Largo João Paulo II, Junto aos Arcos do Jardim. Assenta sobre um pedestal prismático de arestas truncadas, sobre uma base em escadaria. A estátua, de grande expressividade, representa o papa com indumentária papal, elevando os braços ao alto como se estivesse em aclamação.

Historial: Obra promovida pela Câmara Municipal de Coimbra, no âmbito da visita do Papa a Coimbra, em Maio de 1982. Criada gratuitamente pelo escultor, também o pedestal de granito foi uma oferta por parte da Câmara Municipal de Gouveia, vindo a obra ser inaugurada em 18 de Maio de 1985.

Bibliografia: NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005;
http://maps.google.pt/, 2011-10-20

Fotógrafo: Paulo Abrantes

Ano de Registo Fotográfico: 2004


 PAPA JOÃO PAULO II px

 
Itens no mesmo Distrito