px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
MONUMENTO A LUÍS DE CAMÕES

Autor: António Augusto Gonçalves (1848-1932)

Localização: Coimbra, Freguesia da Sé Nova, Av. Sá da Bandeira
Coordenadas: N 40° 12' 41.31", W 8° 25' 26.62"

Data de Inauguração: 8 de Maio 1881

Promotor: Estudantes da Universidade de Coimbra

Materiais: Pedra calcária e bronze

Dimensões: Leão: 153cm x 135cm

Descrição/ Tema: Conjunto escultórico de arte oitocentista, iconograficamente representado, numa evocação ao homenageado. Constituído por uma coluna de inspiração toscana, encimada por uma coroa de louro em bronze, assenta sobre um pedestal paralelepipédico e escalonado com as arestas truncadas, contendo sobre a primeira parte do pedestal, uma estátua de leão em bronze, na posição parada com todas as quatro patas assentes no chão e cabeça levantada.

Historial: O monumento em homenagem a Luís de Camões foi uma iniciativa dos Estudantes da Universidade de Coimbra, por ocasião das comemorações dos trezentos anos da morte do poeta, decorrendo a sua inauguração em 8 de Maio de 1881, próximo da Porta Férrea, local onde foi colocado na altura. Em 1948 foi desmontado e retirado deste local para dar lugar ao atual edifício da Faculdade de Letras (altura em que decorriam as obras de remodelação da alta coimbrã). Em 1983 voltou a ser reerguido sendo reinaugurado a 19 de Junho, na Rua do Arco da Traição, nas traseiras do edifício das Faculdades de Física e Química, encostado ao edifício do Instituto de Justiça e Paz, tarefa conseguida através dos esforços conjuntos da Associação dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra, a Direção-Geral da Académica de Coimbra, da Reitoria da Universidade e da Câmara Municipal de Coimbra. Em 2005 por iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra, o monumento foi novamente transferido de local, passando para o fundo da Avenida Sá da Bandeira (faixa central), onde atualmente ainda se encontra, tendo decorrido a sua reinauguração no dia 14 de Setembro do mesmo ano.

Bibliografia: NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005;
MMC:http://mnmachadodecastro.imc-ip.pt/pt-PT/museu/ContentDetail.aspx?id=331, 2011-10-19;
http://maps.google.pt/, 2011-10-19;
Algumas informações foram prestadas pelo Município de Coimbra.

Fotógrafo: Paulo Abrantes

Ano de Registo Fotográfico: 2004
 MONUMENTO A LUÍS DE CAMÕES px

 
Itens no mesmo Distrito