px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
HOMENAGEM A ARMANDO GONÇALVES

Autor: Vasco Berardo (n. 1933), (medalhão).

Localização: Coimbra, Freguesia de São Martinho do Bispo, Centro Hospitalar de Coimbra / Hospital dos Covões;
Coordenadas N 40° 11' 43.97", W 8° 27' 35.42".

Data de Inauguração: 29 de Julho de 1978

Promotor: centro Hospitalar de Coimbra

Materiais: Medalhão: bronze; estrutura: betão

Dimensões: Estrutura 184cm x 100cm

Descrição/ Tema: Composição escultórica de arte contemporânea, constituída por uma estrutura de configuração geométrica em pedra, composta por dois elementos cúbicos justapostos de tamanhos diferenciados. Nos quais contém integrados, na parte superior um medalhão em bronze da autoria de Vasco Berardo, retratando o homenageado (Dr. Armando Gonçalves), e na parte inferior duas pequenas placas de bronze com inscrições “O MÉDICO VALE PELO QUE VALE AOS DOENTES” e “1º DIRETOR DESTE HOSPITAL / HOMENAGEM DO CENTRO HOSPITALAR DE COIMBRA”; na parte oposta contém também uma placa em bronze com a inscrição de uma quadra do poeta popular António Aleixo “ESTE MEU AUTO DESTINO / EM PROVA DE GRATIDÃO / DUM CORAÇÃO PEQUENINO / PRA UM GRANDE CORAÇÃO”.

Historial: Obra da iniciativa do Centro Hospitalar de Coimbra, com o medalhão da autoria de Vasco Berardo, datado de 1977.O monumento é dedicada a Dr. Armando Gonçalves (1879-1955), médico, apelidado de “pai dos pobres” pela prática de diversas ações humanitárias. Foi o primeiro diretor do Hospital dos Covões (na altura sanatório antituberculoso para indivíduos do sexo masculino), mantendo-se como tal até 1949. Entre os muitos doentes a quem se dedicou conta-se o poeta popular António Aleixo (1899-1949), autor da quadra que consta no monumento.

Bibliografia: NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005;
http://maps.google.pt/, 2011-11-14.

Fotógrafo: Paulo Abrantes

Ano de Registo Fotográfico: 2004
 HOMENAGEM A ARMANDO GONÇALVES px

 
Itens no mesmo Distrito