px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
BUSTO DO BISPO BASTOS PINA

Autor: Costa Mota (sobrinho) - (1877-1956)

Localização: Coimbra, Freguesia da Sé Nova, Seminário Maior de Coimbra;
Coordenadas: N 40° 12' 10.69", W 8° 25' 14.25".

Data de Inauguração: 1963 (altura em que o busto foi colocado no Seminário Maior)

Promotor: Diocese de Coimbra

Materiais: Busto: bronze; pedestal: pedra calcária

Dimensões: Busto 68 cm x 60 cm x 35 cm; pedestal 165 cm x 161 cm x 65 cm

Descrição/ Tema: Busto em bronze de cariz naturalista, exibindo uma gramática presente na vasta obra de Costa Mota (sobrinho). A peça retrata o homenageado realçando marcas e feições de inspiração realista, uma característica frequente na obra do artista, nomeadamente nos diversos bustos que realizou, como o do Ator Taborda, no Jardim da Estrela, o de Rosa Araújo, na Av. da Liberdade (ambos em Lisboa), o do médico António Feio, em Seia, o de Guilherme Nunes Marinha, na Sertã, e o de Vaz Preto, no Lg. da Sé em Castelo Branco. O busto de Bastos Pinho encontra-se no Seminário Maior de Coimbra, sobre um alto pedestal com três secções, tendo nas laterais duas inscrições: “AO / BISPO CONDE D. MANUEL / CORREIA DE / BASTOS PINA / 1830 – 1913” (esquerda); “HOMENAGEM / NO CINQUEN- / TENÁRIO DO / SEU FALECI- / MENTO / 1963” (direita).

Historial: O busto foi realizado em 1935 por Costa Mota (sobrinho), esteve no Museu Machado de Castro até 1963, altura em que foi transferido para o Seminário Maior de Coimbra. Esta iniciativa foi promovida pelo Bispo D. Ernesto Sena de Oliveira, por ocasião das comemorações dos cinquenta anos, do falecimento do Bispo de Coimbra D. Manuel Correia de Bastos Pina (1830-1913). Este bispo foi impulsionador de muitas obras, contando-se entre elas, a renovação do edifício central e a construção dos dois edifícios laterais do Seminário Maior.

Bibliografia: PEREIRA, José Fernandes, António Augusto da Costa Mota (Sobrinho) in Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa 2005;
NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005
http://www.diocesedecoimbra.pt/diocese/index.php?option=com_php&Itemid=92&pagina=bispos_antigos_ver&id=80, 2011-11-09;
Algumas informações foram cedidas pelo Seminário Maior de Coimbra.

Fotógrafo: Paulo Abrantes

Ano de Registo Fotográfico: 2004

 BUSTO DO BISPO BASTOS PINA px

 
Itens no mesmo Distrito