px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
ARTES LIBERAIS OU ESTUDO

Autor: António Duarte (1912-1998)

Localização: Coimbra, Freguesia da Sé Nova, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra; Coordenadas: N 40° 12' 27.73", W 8° 25' 30.68".

Data de Inauguração: 29 de Maio de 1956

Promotor: Ministério das Obras Públicas (Comissão Administrativa das Obras da Cidade Universitária)

Materiais: Pedra calcária, de lioz

Dimensões: Grupos escultóricos 432 cm (alt.); pedestal 241 cm x 222 cm x 183 cm

Descrição/ Tema: Dois grupos escultóricos, de arte contemporânea esculpidos em pedra. Encontram-se integrados na fachada principal da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, próximo dos cunhais, estando em equilíbrio, um no lado direito, outro no lado esquerdo. Cada um dos grupos é composto por três estátuas de pé, de feições jovens. O da direita mostra duas figuras femininas com os seios desnudos, segurando um ramo de árvore, personificando respetivamente a Dialética e a Retórica e entre elas, ligeiramente avançada, num plano mais baixo tem uma figura masculina que personifica a Gramática, segurando um pergaminho na mão esquerda. O grupo da esquerda tem uma composição semelhante, mas apresenta apenas uma figura feminina e duas masculinas, estas personificam a Matemática e a Musica, segurando respetivamente um ramo de árvore e uma lira, enquanto a feminina personifica a astronomia e segura nas mãos um livro aberto.

Historial: A Obra foi promovida pela Comissão Administrativa das Obras da Cidade Universitária de Coimbra, entidade criada para executar o grande plano de criação de um campus universitário, na alta de Coimbra. O edifício da Biblioteca foi projetado entre 1942 e 1943 pelo arquiteto Alberto José Pessoa. Os grupos escultóricos são da autoria de António Duarte, tendo sido executados em 1950. Em 29 de Maio de 1956, decorreu a inauguração oficial do edifício da Biblioteca Geral.

Bibliografia: PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa 2005;
NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005;
http://maps.google.pt/, 2011-11-03;
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=10061, 2011-11-03.

Fotógrafo: Paulo Abrantes

Ano de Registo Fotográfico: 2004
 ARTES LIBERAIS OU ESTUDO px

 
Itens no mesmo Distrito