px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
PAINÉIS DO I.P.O.

Autor: Ferreira da Silva (n. 1928).

Localização: Coimbra, Freguesia de Santo António dos Olivais, Celas, Instituto Português de Oncologia; Coordenadas: N 40° 13' 4.44", W 8° 24' 35.45".

Data de Inauguração: 1995 (execução)

Promotor: Instituto Português de Oncologia

Materiais: Azulejo cerâmico

Dimensões: 270cm x 1035cm (painel central)

Descrição/ Tema: Painéis de azulejos, de arte contemporânea, policromos revestidos de grande luminosidade, englobando elementos figurativos e abstratos. De tamanhos diferenciados, encontram-se integrados nas escadas da entrada principal do IPO, correspondendo o maior ao central, que reveste o frontal entre as duas escadas de acesso ao edifício. Enquanto os outros revestem quatro elementos prismáticos, dois antecedentes das escadas, os outros no seu topo, no alinhamento do frontal. O painel central exibe estilizadas figuras humanas e figuras de cavalos e ao centro tem a seguinte inscrição “CONSTRUINDO O PRESENTE ENTRE O PASSADO E O FUTURO”. Alguns azulejos apresentam o nome ou as inicias de Ferreira da Silva, outros o nome do Cencal.

Historial: Painéis encomendados, no âmbito da construção do edifício (1993 - 1995) destinado à centralização da maior parte das consultas externas. Os painéis são da autoria do escultor e ceramista Ferreira da Silva, produzidos em 1995, no Cencal - Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica, centralizado nas Caldas da Rainha.

Bibliografia: http://cidadeimaginaria.org/cer/FerreiradaSilva.pdf, consult. 2011-11-29;
http://www.croc.min-saude.pt/Hospital/Historia/, consult. 2011-11-29;
http://maps.google.pt/, consult. 2011-11-29.

Fotógrafo: Paulo Abrantes

Ano de Registo Fotográfico: 2004
 PAINÉIS DO I.P.O. px

 
Itens no mesmo Distrito