px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
HOMENAGEM AOS MORTOS DA I GRANDE GUERRA

Autor: Escultor: Luís Fernandes de Carvalho Reis (1895-1954); Arquiteto: António Varela

Localização: Coimbra, Freguesia da Sé Nova, Avª Sá da Bandeira;
Coordenadas: N 40° 12' 37.90", W 8° 25' 18.03".

Data de Inauguração: 10 de Julho de 1932

Promotor: Comissão de Coimbra da Liga dos Combatentes / Câmara Municipal de Coimbra

Materiais: Pedra calcária

Dimensões: 1000cm alt. Aprox.

Descrição/ Tema: Grupo escultórico monumental, seguindo os modelos do séc. XIX, princípio do séc. XX, com uma certa rigidez plástica, à semelhança de outro monumento do mesmo autor, e, também em homenagem aos mortos da Grande Guerra, erigido em 1929 em Leiria. Encontra-se integrado na faixa central (ajardinada), da Avenida Sá da Bandeira, sobre um grande pedestal troncopiramidal, o qual contém a inscrição em bronze “COIMBRA / AOS SEUS MORTOS / NA GRANDE / GUERRA / 1914 / 1918”. O monumento é constituído em sólidos blocos de pedra justapostos, configura quatro soldados em sentinela, com indumentária da época, em posição de sentinela, segurando a arma ao alto junto ao peito, opostos entre si, encontram-se encostados a um elemento de grande solidez, paralelepipédico ao alto, decorado com alguns símbolos nacionais, e rematado com a figura de uma “projétil”.

Historial: A iniciativa da construção do monumento foi da responsabilidade uma Comissão da Agência de Coimbra da Liga com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, tendo o objetivo de homenagear os soldados da região que combateram na primeira grande guerra. Lançou-se a primeira pedra em 5 de Outubro de 1930 e foi inaugurado em 1932. Atualmente ainda decorre em 11 de Novembro (anualmente), junto ao monumento, a homenagem aos mortos na guerra, através de uma cerimónia que compreende a deposição de flores e a guarda de honra.

Bibliografia: NUNES, Mário, Estátuas de Coimbra, Coimbra 2005;
http://maps.google.pt/, 2011-11-23

Fotógrafo: Paulo Abrantes

Ano de Registo Fotográfico: 2004

 HOMENAGEM AOS MORTOS DA I GRANDE GUERRA px

 
Itens no mesmo Distrito