px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Figueira da Foz >
HOMENAGEM AO ALFAIATE

Autor: Mário Nunes

Localização: Figueira da Foz, Freguesia do Paião, Largo do Alvideiro, Paião;
Coordenadas: N 40° 4' 5.18", W 8° 48' 28.15".

Data de Inauguração: 19.03.2005

Promotor: Junta de Freguesia do Paião

Materiais: Bronze, granito preto e calcário branco

Dimensões: 204,5 cm x 91 cm x 116 cm

Descrição/ Tema: Conjunto escultórico de arte contemporânea, de inspiração realista, na linha de outras peças do escultor Mário Nunes, tais como os bustos de Albino Santos (Alqueidão) e de Mário Augusto (Alhadas) e monumento ao Músico de Santana, entre outros. Encontra-se sobre uma plataforma cilíndrica, com uma inscrição referente ao tema da obra, em letras capitais de bronze “HOMENAGEM AO ALFAIATE”. Segundo o escultor esta obra é uma homenagem a todas as pessoas ligadas à alfaiataria (alfaiates, costureiras, engomadeiras e outros). O conjunto é constituído por uma estátua de pé configurando o alfaiate e uma mesa de trabalho com instrumentos ligados à profissão, nomeadamente a tesoura, o ferro de engomar e os tecidos.

Historial: A vila do Paião é popularmente conhecida pela “Terra dos Alfaiates”, devido ao florescimento e desenvolvimento deste ofício ao longo do século XIX até à década de oitenta do século XX, altura em que começa a decrescer.

Bibliografia: http://maps.google.pt/ [consult. 2011-12-14];
Algumas informações foram cedidas pelo escultor Mário Nunes.

Fotógrafo: Jorge Neves

Ano de Registo Fotográfico: 2005
 HOMENAGEM AO ALFAIATE px

 
Itens no mesmo Distrito