px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Viseu > Concelho de Viseu >
Bispo Alves Martins

Autor: António Teixeira Lopes
Localização: Viseu: Freguesia de Santa Maria, Largo de Santa Cristina.
Data de Inauguração: 18.02.1911
Promotor: Grupo de Amigos de D. António Alves Martins
Materiais: Pedestal: granito; estátua: bronze.
Dimensões: Base: 709 cm x 300cm; pedestal: 160cm x.300cm; estátua: 110cm x 300cm

Descrição/ Tema: Estátua de bronze, de homenagem ao bispo de Viseu D. António Alves Martins. De cariz naturalista, numa composição formal que aponta a influências clássicas, tendo ao mesmo tempo uma expressão intimista, o que é apanágio de muitas das obras de Teixeira Lopes. Representa uma figura com indumentária da época, em pose descontraída, com anel de prelado na mão esquerda que se apoia numa bengala, enquanto a mão direita está oculta no bolso das calças.
Assenta num pedestal em pedra de granito, sobre uma base de planta quadrangular, com dois degraus. Na face frontal do pedestal tem a inscrição “AO / BISPO DE VIZEU / D. ANTONIO ALVES MARTINS. / DEVOTADO LIBERAL, EVANGELICO PRELADO / E AUSTERO ESTADISTA. / HOMENAGEM DOS SEUS ADMIRADORES / 1808 – 1908”, e, no topo contém esculpido o brasão de armas do bispo.

Historial: Monumento mandado erigir pelo “Grupo de Amigos de D. António Alves Martins”, em homenagem a D. António Alves Martins (1808-1882), político (tendo sido por duas vezes ministro do Reino) e bispo de Viseu com a tomada de posse em 26 de Jan. de 1864.
A estátua, segundo um artigo publicado num jornal da época “O Comércio de Viseu”, deveria ter sido inaugurada nas comemorações do primeiro centenário do nascimento do bispo, o que não terá acontecido por não estar fundida a tempo.

Bibliografia: - PEREIRA, José Fernandes, Dicionário de Escultura Portuguesa, Lisboa, 2005.

Fotógrafo: Alfredo Costa
Ano de Registo Fotográfico: 2004
 Bispo Alves Martins px