px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Viseu > Concelho de Castro Daire >
HOMENAGEM AO EMIGRANTE

Autor: Manuel Pinto

Localização: Castro Daire, Freguesia de Castro Daire, Rotunda do Largo da Feira.

Data de Inauguração: 19 de Agosto de 2004

Promotor: Câmara Municipal de Castro Daire

Materiais: Granito, bronze e aço

Dimensões: 4,50m X 2,50m X 2,50m

Descrição: A escultura é executada em granito com baixos-relevos em forma feminina e masculina, simbolizando o sentimento de saudade pela ausência quer dos que partiam quer dos que ficavam. As duas esferas simbolizam os dois mundos em que o imigrante se divide: a de bronze e menor dimensão simboliza a sua Terra Natal menos promissora nas suas condições de dificuldade, a segunda esfera maior em aço e de cor clara leva-nos ao sonho de melhores condições de vida.
Esta peça encontra-se instalada num espaço ajardinado e de noite tem iluminação.
Historial: Obra promovida pela Câmara Municipal de Castro Daire em homenagem aos imigrantes da região que partiram em busca de melhores condições de vida, e por estes serem também divulgadores da sua cultura tradicional. Na inauguração esteve presente o Presidente da Câmara, João Matias, e o Secretário de Estado da Administração Local, Dr. José Cesário.

Bibliografia: Informações cedidas pelo escultor Manuel Pinto

Fotógrafo: José Alfredo

Ano de Registo Fotográfico: 2005
 HOMENAGEM AO EMIGRANTE px