px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Coimbra > Concelho de Coimbra >
HOMENAGEM A ANTÓNIO ALEIXO

Autor: Desconhecido

Localização: Coimbra, Freguesia de São Martinho do Bispo, Centro Hospitalar de Coimbra / Hospital dos Covões; Coordenadas: N 40° 11' 44.90", W 8° 27' 39.05".

Data de Inauguração: 29 de julho de 1978

Promotor: Centro Hospitalar de Coimbra

Materiais: Estrutura de betão; letras de bronze

Dimensões: 105 cm (Alt.)

Descrição/ Tema: Estrutura de betão de configuração cónica coroada por um vaso, truncada sensivelmente a meio para receber uma inscrição em bronze, onde consta uma quadra de António Aleixo, a data de execução da obra e o nome do seu promotor. Na inscrição em letras capitais lê-se “QUEM TRABALHA E MATA A FOME / NÃO COME PÃO DE NINGUEM / QUEM NÃO GANHA O PÃO QUE COME / COME SEMPRE O PÃO DE ALGUEM / ANTÓNIO ALEIXO 1899 1949 / HOMENAGEM DO CENTRO HOSPITALAR / DE COIMBRA 27-7-1978”.

Historial: Obra da iniciativa do Hospital dos Covões em homenagem a António Aleixo (1899-1949), doente tuberculoso deste hospital durante alguns anos, que travou conhecimentos com várias individualidades da altura, nomeadamente com o então diretor do hospital, Dr. Armando Gonçalves. António Aleixo foi “poeta e autor dramático, exerceu as profissões de cauteleiro, guardador de rebanhos, cantor popular. (…) constitui um caso singular da poesia portuguesa: embora semianalfabeto, compunha de forma espontânea (…) a sua obra poética foi acolhida com êxito por um público que viu nas suas quadras um repositório de sabedoria popular e um protesto por um mundo mais justo” (INFOPEDIA 2011).

Bibliografia: http://maps.google.pt/, consult. 2011-11-28
www.infopedia.pt/$antonio-aleixo, consult. 2011-11-28

Fotógrafo: Paulo Abrantes

Ano de Registo Fotográfico: 2004


 HOMENAGEM A ANTÓNIO ALEIXO px

 
Itens no mesmo Distrito