px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Aveiro > Concelho de Ilhavo >
PADEIRA

: PADEIRA
Autor: Xico Lucena
Localização: Ílhavo, Freguesia de S. Salvador, Cabeço do Nuno, em Vale de Ílhavo;
Coordenadas: N 400 34´24´´; W 80 39´27´´

Data de inauguração: 18/08/2001

Promotor: Câmara Municipal de Ílhavo

Materiais: Granito

Dimensões: 3,30m altura X 0,70m de diâmetro

Descrição: A estátua da Padeira distingue-se pelo pormenor da ausência de feições, simbolizando o rosto de todas padeiras que diariamente amassam, tendem e levam ao forno a lenha o famoso pão, nesta arte tão digna e especial como é a da proverbial confecção do Pão e do Folar de Vale de Ílhavo.

Historial: Vale de Ílhavo é conhecido pelas suas Padeiras que fabricam o tradicional pão, cozido em fornos de lenha e de acordo com receitas antigas, preservando este testemunho delicioso da gastronomia local. O Pão e o Folar são um pilar económico, gastronómico e cultural do lugar de Vale de Ílhavo.
A Estátua da Padeira foi inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Eng. Ribau Esteves, a 18 de Agosto de 2001, no âmbito da iniciativa “Rota das Padeiras” integrada nas Festas do Município/Mar Agosto.

Bibliografia: Informações cedidas pela Câmara Municipal de Ílhavo

Fotografo: José Meneses

Ano do Registo fotográfico: 2005

 PADEIRA px