px acessibilidade mapa do site contactos pesquisa área de entidades copyright       
px
px Delegação px Noticias px Eventos px Entidades px Museu px Formulários px FAQ px Hiperligações px Procedimentos Concursais Comuns px Contratação Pública px
px
px
Distrito de Leiria   Distrito de Coimbra   Distrito de Coimbra (2)   Distrito de Viseu   Distrito de Aveiro   Distrito de Aveiro (2)
px

Museu > Distrito de Aveiro > Concelho de Ilhavo >
HOMEM DO MAR

Autor: Celestino Alves André
Localização: Ílhavo, Freguesia de S. Salvador, Av. Doutor Rocha Madail;
Coordenadas: N 400 36´ 26´´; W 80 40´ 26´´.

Data de inauguração: 2 de Setembro de 2001

Promotor: Câmara Municipal de Ílhavo e da Comunidade de Emigrantes ilhavenses em Newark (EUA).

Materiais: Bronze e placas de granito

Dimensões: Escultura com 3,25m de altura com uma base de 3,50m de diâmetro; base com 2,00m de altura X diâmetro inicial de 3,50m depois passa para 5,00m e por fim com 10,00m.

Descrição: Homem do Mar é um grupo escultórico assente numa base circular, composto por uma figura masculina e uma figura feminina com uma criança ao colo, sobre uma embarcação denominada dori. Este conjunto está sobre numa estrutura revestida a granito e em torno estende-se um espelho de água murado.
O escultor da peça, Celestino Alves André, representa a figura do homem curvado com as mãos crispadas nas linhas das artes de pesca, com o seu sueste, o casaco de oleado e a nepa, dentro do dori balouçando nas águas frias dos mares gelados do norte oceânico e lutando para retirar do mar o seu sustento, numa luta diária, de que não podia ficar dissociado de espera e angústia familiar causada pela sua ausência. É assim que surge o elemento feminino carregando uma criança nos braços, numa relação directa do pescador com a família e do ganho que servia de sustento subjacente à causa de profissão tão difícil e tão sofrida. É com os olhos postos num pedaço de papel, a carta, que a figura feminina com a criança ao colo, recebe a notícia do que se passa a bordo, de recomendação de recato à esposa e a solicitar notícias da terra.

Historial: A Estátua do Homem do Mar encontra-se às portas do Museu Marítimo de Ílhavo. Inaugurada a 2 de Setembro de 2001, dia do Senhor Jesus dos Navegantes, esta obra é uma homenagem da Câmara Municipal de Ílhavo e da comunidade de emigrantes ilhavenses em Newark (EUA) a todos os homens que fizeram do Mar o seu sustento. O escultor Celestino Alves André executou a obra no ano 2000.

Bibliografia: http://www.cm-ilhavo.pt/main.php?srvacr=pages_229&mode=public&template=frontoffice&layout=layout&id_service=229&id_page=1044

Fotografo: José Meneses

Ano do Registo Fotográfico: 2005

 HOMEM DO MAR px